Solicitação 183114
ERRO AO TENTAR ALTERAR O SEQUENCIAL DO CTE
183114
10/12/2021 10:18
ECOCENTAURO MATRIZ
ECOCENTAURO SISTEMAS (E. C. SISTEMAS)
Isabella Bressan Bremm
SQ-FISCAL
BUG
Finalizado
EcoCTe
EcoCTe
 

BASES DE DADOS: Qualquer


Porque dessa análise :

  • Se o cliente estiver utilizando somente um emitente com uma série só cadastrada, ele não consegue alterar o sequencial do CT-e; 
  • Apresenta a mensagem:
    • A série não pode ser alterada/excluída pois está selecionada.


Justificativa da mudança :

  • Caso o cliente queira alterar o sequencial do CT-e, ele precisa obrigatóriamente criar outra série, alterar o emitente e selecionar a outra série para ajustar o sequencial. 


PASSOS PARA REPRODUZIR:

  1. Crie um banco novo do CTe; 
  2. Faça o cadastro de um novo emitente, com uma série e sequencial; 
  3. Selecione esse emitente na opção "Alterar emitente"; 
  4. Agora acesse o Cadastro do Emitente novamente e tente alterar o sequencial; 
  5. Veja que será apresentada a mensagem:
    • A série não pode ser alterada/excluída pois está selecionada.
 
04/05/2022 09:35
Isabella Bressan Bremm - Liberado p/ Implantação
  • Liberado. 
 
22/12/2021 17:12
Sistema SOL - Aguardando Liberação de Versão
Anderson L. Barbosa da Silva

 
22/12/2021 17:02
Anderson Luiz Barbosa da Silva - Aguardando Liberação de Versão
Anderson L. Barbosa da Silva
Teste OK. 

Novo recurso adicionado com sucesso, agora o usuário consegue alterar o número do CT-e quando tem apenas uma série cadastrada dentro do cadastro de emitente, antes esse recurso era travado para evitar problemas com a sequência do número do CT-e. 

Teste 01 

  1. Abrir o cadastro de emitente 
  2. Selecionar um emitente que tem apenas uma série cadastrada
  3. Alterar o número do CTe 
  4. Verificar se na emissão do CT-e vai obedecer o número do CT-e que foi informado no passo 3

Teste 02 

  1. Abrir o cadastro do emitente 
  2. Selecionar um emitente 
  3. inserir uma nova série 
  4. informar um número qualquer 
  5. Emitir um CT-e essa série cadastrada
  6. Verificar se na emissão do CT-e saiu  com o número informado dentro do passo 3
 
22/12/2021 16:46
Anderson Luiz Barbosa da Silva - Certificando
Anderson L. Barbosa da Silva
Atualizou situação para Certificando
 
22/12/2021 16:15
Sistema SOL - Encaminhado p/ Certificação
Olimpio G. Junior

 
22/12/2021 16:15
Olimpio Gonzatto Junior - Encaminhado p/ Certificação
Olimpio G. Junior
Base de dados Utilizada: Base Nova (criada para o teste)

Fontes Alterados:

 
  1. uFormPrincipal.pas
uFrameCadastroDadosEmitente.dfm uFrameCadastroDadosEmitente.pas
  1. Versão para teste: 3.0.54.1
 

 

Relatórios Alterados:

 
  1. texto.
 

Motivo do Erro (Dados Técnicos):

 
  1. Os ajustes foram feitos conforme solicitado pelo analista, porém, não será necessário abrir a tela \"Seleção Emitente\" (alinhei esse ponto via chat com o Anderson). O objetivo de abrir essa tela era recarregar o novo número de sequencia para quando fosse emitir um CTe o sistema pegasse a nova numeração, mas, depois que mudamos o controle desse número não a mais essa necessidade, o sistema busca esse informação somente na hora de emitir o CTe.
 

Testes Executados:

 
  1. Conforme relatado no parecer do analista.
 
22/12/2021 11:25
Olimpio Gonzatto Junior - Programando
Olimpio G. Junior
Atualizou situação para Programando
 
22/12/2021 10:19
Sistema SOL - Devolvido p/ Programação
Anderson L. Barbosa da Silva

 
22/12/2021 09:50
Anderson Luiz Barbosa da Silva - Devolvido p/ Programação
Anderson L. Barbosa da Silva
A alteração descrita abaixo não foi claramente descrita na análise, e para o bom funcionamento do programa, será necessário alterar conforme abaixo: 
  1. Abrir a tela de cadastro do emitente
  2. Selecionar um emitente qualquer
  3. Alterar o número do CTe
  4. Confirmar
  5. Logo depois será apresentando a seguinte mensagem: Deseja realmente alterar o número do CT-e? 
  6. Clicar em \"Sim\"
  7. Depois dessa mensagem deverá abrir a tela de seleção do emitente, conforme imagem abaixo: 
A mensagem que apresenta depois do \"Sim\" não precisa ser apresentada para o usuário. 

image-2021-12-22-09-39-06-504.png
----

Problemas encontrados nos testes

Problema 01 

  1. Abrir a tela de cadastro de emitente
  2. Selecionar um emitente qualquer
  3. Alterar o número do CTe
  4. Clicar em Cancelar 
  5. Verificar que será apresentando a seguinte mensagem: Deseja realmente alterar o número do CT-e? 
Está mensagem não deve ser apresenta, o fluxo correto seria apresentar a mensagem de \"Deseja cancelar os dados digitados?\"  e logo depois abandonar a alteração. 

Problema 02

  1. Abrir a tela de cadastro do emitente 
  2. Selecionar um emitente qualquer
  3. Alterar o número do CTe
  4. Confirmar 
  5. Na mensagem \"Deseja realmente alterar o número do CT-e? \" clicar em \"NÃO\"
Ao clicar em \"NÃO\" deveria abandonar a alteração e voltar para o número do CTe que estava anteriormente. 

Problema 03

  1. Abrir a tela de cadastro do emitente 
  2. Selecionar um emitente qualquer 
  3. Alterar o número do CTe
  4. Confirmar 
  5. Na mensagem \"Deseja realmente alterar o número do CT-e?\"
  6. Clicar com o mouse, na tela do CT-e em qualquer lugar diferente da mensagem
  7. Logo depois disso a mensagem ficará em segundo plano, conforme imagem abaixo
  8. O usuário consegue mexer normalmente no CT-e
image-2021-12-22-09-50-19-539.png

O processo correto é deixar a mensagem na tela e não em segundo plano. 

 

 

 
 
21/12/2021 18:04
Sistema SOL - Certificando
Anderson L. Barbosa da Silva

 
21/12/2021 17:43
Anderson Luiz Barbosa da Silva - Certificando
Anderson L. Barbosa da Silva
Atualizou situação para Certificando
 
20/12/2021 18:00
Olimpio Gonzatto Junior - Encaminhado p/ Certificação
Olimpio G. Junior
Base de dados Utilizada: Base Nova (criada para o teste)
Fontes Alterados:
 
  • uFrameCadastroDadosEmitente.dfm
    uFrameCadastroDadosEmitente.pas
     
    Relatórios
  • Alterados:
     
  • texto.
     
    Motivo
  • do Erro (Dados Técnicos):
     
  • Não
  • se trata de um erro mas sim de uma alteração no comportamento atual do sistema.
     
    Testes Executados:
     
  • Conforme
  • relatado no parecer do analista.
     
    20/12/2021 17:56
    Sistema SOL - Programando
    Olimpio G. Junior
     
    20/12/2021 16:54
    Olimpio Gonzatto Junior - Programando
    Olimpio G. Junior
    Atualizou situação para Programando
     
    13/12/2021 14:20
    Sistema SOL - Encaminhado p/ Programação
    Anderson L. Barbosa da Silva
     
    13/12/2021 11:36
    Anderson Luiz Barbosa da Silva - Encaminhado p/ Programação
    Anderson L. Barbosa da Silva
    h1. DESCRIÇÃO DA FALHA
    O usuário não consegue alterar a numeração do CT-e quando tem apenas uma série cadastrada. 
    Porque dessa alteração: 
    Existe casos que o usuário fez a configuração incorreta do número, e com isso o usuário precisa alterar esse número, hoje o usuário precisa acessar o banco de dados e fazer a alteração por lá. 
    h1. ALTERAÇÃO
    Quando existir apenas uma série cadastrada, será necessário liberar o usuário alterar o número do CT-e, mesmo com o emitente selecionado. 
    Logo depois do usuário fazer a alteração do número exibir a seguinte mensagem: 
    Deseja realmente alterar o número do CT-e ? 
    Logo depois apresentar a opção do \'SIM\' ou \'NÃO\' 
    Caso o usuário clique em \'NÃO\' será necessário abandonar a alteração
    Caso o usuário clique em \'SIM\' será feito a alteração do número
    Depois da alteração deverá exibir uma outra mensagem com a seguinte descrição: 
    * Abrir a tela para carregamento do emitente
    image-2021-12-13-11-38-38-283.png
    h1. JORNADA DO USUÁRIO
  • Configurar
  • uma base de dados para emissão do CT-e
  • Cadastrar
  • um emitente
    #
  • Cadastrar
  • uma série qualquer 
  • Na
  • tela inicial do CT-e, selecionar a série que foi selecionada
  • Abrir
  • o Cadastro do emitente novamente
    #
  • Tentar
  • fazer a alteração do número
    #
  • Verificar
  • que vai apresentar a seguinte mensagem: 
    image-2021-12-13-11-30-58-715.png
     
    13/12/2021 10:29
    Anderson Luiz Barbosa da Silva - Analisando
    Vinculado ao JIRA FIS-999
     
    10/12/2021 10:18
    Isabella Bressan Bremm - Encaminhado p/ Análise
    Solicitação Interna..
    Compartilhar